IFRS - Reitoria

Área de identificação

Identificador

RSIFRSREI

Forma autorizada do nome

IFRS - Reitoria

Forma(s) paralela(s) de nome

  • Reitoria do IFRS

Outra(s) forma(s) do nome

Tipo

  • Instituto Federal de Educação

Área de contato

 

Claudineli Carin Seiffert

Tipo

Endereço

Endereço

Rua General Osório, nº 348. Centro

Localidade

Bento Gonçalves

Região

Rio Grande do Sul

Nome do país

Brasil

CEP

95.700-086

Telefone

+ 55 (54) 3449-3342

Fax

Nota

área de descrição

história

contexto cultural e geográfico

A sede da Reitoria do IFRS está situada na Região Sul do Brasil, na cidade de Bento Gonçalves, na Serra do Rio Grande do Sul.

Mandatos/Fontes de autoridade

Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008 - Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências.

estrutura administrativa

A Reitoria do IFRS, como órgão executivo da Instituição, tem sua estrutura distribuída nos seguintes níveis: o Gabinete; as Pró-reitorias – Ensino; Extensão; Pesquisa, Pós-graduação e Inovação; Administração; Desenvolvimento Institucional – Diretorias Sistêmicas; Auditoria Interna; Procuradoria Federal e Assessorias.

Políticas de gestão e entrada de documentos

O acervo arquivístico é composto por documentos produzidos e recebidos pelas unidades administrativas e acadêmicas da Reitoria do IFRS. A gestão de documentos é regida pela Instrução Normativa n° 05, de 07 de maio de 2015, que dispõe sobre os instrumentos de Classificação e Avaliação de Documentos de Arquivo relativos às Atividades-Meio e Atividades-Fim no âmbito do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Prédios

A Reitoria possui prédio próprio no centro da cidade de Bento Gonçalves. Suas unidades administrativas estão distribuídas em oito andares.

Acervo

Na Reitoria são produzidos e acumulados documentos em decorrências das atividades-fim (ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil) e das atividades-meio (administração geral, organização e funcionamento, pessoal, material, patrimônio, orçamento e finanças, documentação e informação, comunicações e assuntos diversos).

Os documentos correntes, intermediários e permanentes são mantidos nas unidades administrativas produtoras. O Arquivo da Reitoria está sendo estruturado para receber a transferência dos documentos intermediários e o recolhimento dos arquivos permanentes.

O acervo arquivístico da Reitoria é constituído em sua maioria por documentos analógicos. Também possui documentos digitais, tais como: fotografias, vídeos, boletins informativos, clipping etc.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Plataforma Arquivística de Acesso e Transparência Ativa de Informações e documentos do IFRS (https://atom.ifrs.edu.br/index.php/)

Catálogo do Dossiê Fórum Interno de Servidores da Reitoria (2015 a 2018) em elaboração.

área de acesso

horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto feriados nacionais, estaduais ou municipais.

Condição de acesso e uso

Os documentos estão disponíveis para consulta pública, com exceção dos que possuem restrição de acesso, conforme a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 e suas regulamentações.

O acesso à documentação por usuários externos ocorre mediante solicitação através do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC): esic.cgu.gov.br

Documentos com informações sensíveis (pessoais, de saúde, dados financeiros etc.) são disponibilizados apenas aos setores administrativos do IFRS, mediante solicitação formal.

O empréstimo de documentos é permitido somente aos setores da Reitoria e aos Campi do IFRS

Acessibilidade

A sede da Reitoria, situada no centro da cidade de Bento Gonçalves, não possui estacionamento próprio para usuários. Nas imediações existem estacionamentos pagos. O prédio conta com elevador para facilidade de acesso, além de banheiro apropriado para atender pessoas com deficiência.

área de serviços

serviços de pesquisa

A Reitoria não dispõe de sala específica à consulta de documentos, porém disponibiliza sala de reuniões ou auditório com computadores para a realização de pesquisa.

serviços de reprodução

A reprodução dos documentos está condicionada ao seu estado de conservação.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

BR RSIFRSREI

Identificador da instituição

RSIFRSREI

Regras ou convenções utilizadas

INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES. ISDIAH: International Standard for Describing Institutions with Archival Holdings. ISDIAH: Norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico/Conselho Internacional de Arquivos; tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009.

Status

Versão preliminar

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

29.11.2017 (Criação)

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Responsáveis pelas descrições registradas:
Claudineli Carin Seiffert (Técnica em Arquivo)
Prof. Dr. Daniel Flores (Orientador)

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Área de Transferência

Contato principal

Rua General Osório, nº 348. Centro
Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
BR 95.700-086