IFRS - Campus Rio Grande

Identity area

Type of entity

Corporate body

Authorized form of name

IFRS - Campus Rio Grande

Parallel form(s) of name

  • Campus Rio Grande

Standardized form(s) of name according to other rules

Other form(s) of name

Identifiers for corporate bodies

CNPJ 10.637.926/0005-70

Description area

Dates of existence

1964 até hoje

History

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande é oriundo do Colégio Técnico Industrial, vinculado à Universidade Federal de Rio Grande. O Colégio Técnico Industrial - CTI surgiu em 1964, junto à Escola de Engenharia Industrial, fundada em 1956 e que viria a ser o embrião FURG. Sentindo a crescente expansão do setor industrial da cidade de Rio Grande, com destaque para o setor de pescados, sugeriram ao então Ministério da Educação e Cultura a criação do Colégio Técnico Industrial, que ofereceria os cursos de Eletrotécnica e Refrigeração, cujos técnicos atenderiam à demanda oferecida pelas indústrias locais. A 6 de janeiro de 1965, a Portaria no 2 do DEI/MEC (publicada no Diário Oficial da União em 19 de janeiro de 1965) autorizou o funcionamento do CTI.
Com a criação da Fundação Universidade do Rio Grande (agora Universidade Federal do Rio Grande - FURG) em 1969, que congregou a Escola de Engenharia Industrial e as diversas faculdades da cidade, o CTI também foi integrado à mesma.
Em 1994, quando da ocasião do Jubileu de Prata da FURG, e resgatando a memória de seu idealizador e Diretor de 1964 a 1971, foi dado o nome de “Professor Mário Alquati“ ao Colégio Técnico Industrial.
Em 2007, o CTI adotou uma modalidade de ensino que, com a Reforma da Educação Profissional, que se concretizou no ano de 2001, foi extinta, por força de legislação e política vigente na época. Trata-se da oferta da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade integrada ao Ensino Médio. Ao voltar a oferecer esta Modalidade de ensino, o CTI resgata sua vocação de Colégio Técnico, e ao mesmo tempo seu papel social de escola pública, gratuita e de qualidade direcionada para a formação de profissionais cidadãos. Também em 2007, o CTI aderiu ao
Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA, passando a oferecer o Curso Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado nesta modalidade de ensino.
Em 29/12/2008, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia pela Lei 11.892, o CTI passou a integrar o IFRS, passando a ser o Campus Rio Grande do mesmo.

Places

Legal status

Functions, occupations and activities

Mandates/sources of authority

Internal structures/genealogy

General context

Relationships area

Access points area

Occupations

Control area

Authority record identifier

RIG

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Draft

Level of detail

Partial

Dates of creation, revision and deletion

Language(s)

Script(s)

Sources

Maintenance notes

  • Clipboard

  • Export

  • EAC