IFRS - Campus Rio Grande

Área de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

IFRS - Campus Rio Grande

Forma(s) paralela(s) de nome

  • Campus Rio Grande

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

CNPJ 10.637.926/0005-70

área de descrição

datas de existência

1964 até hoje

história

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande é oriundo do Colégio Técnico Industrial, vinculado à Universidade Federal de Rio Grande. O Colégio Técnico Industrial - CTI surgiu em 1964, junto à Escola de Engenharia Industrial, fundada em 1956 e que viria a ser o embrião FURG. Sentindo a crescente expansão do setor industrial da cidade de Rio Grande, com destaque para o setor de pescados, sugeriram ao então Ministério da Educação e Cultura a criação do Colégio Técnico Industrial, que ofereceria os cursos de Eletrotécnica e Refrigeração, cujos técnicos atenderiam à demanda oferecida pelas indústrias locais. A 6 de janeiro de 1965, a Portaria no 2 do DEI/MEC (publicada no Diário Oficial da União em 19 de janeiro de 1965) autorizou o funcionamento do CTI.
Com a criação da Fundação Universidade do Rio Grande (agora Universidade Federal do Rio Grande - FURG) em 1969, que congregou a Escola de Engenharia Industrial e as diversas faculdades da cidade, o CTI também foi integrado à mesma.
Em 1994, quando da ocasião do Jubileu de Prata da FURG, e resgatando a memória de seu idealizador e Diretor de 1964 a 1971, foi dado o nome de “Professor Mário Alquati“ ao Colégio Técnico Industrial.
Em 2007, o CTI adotou uma modalidade de ensino que, com a Reforma da Educação Profissional, que se concretizou no ano de 2001, foi extinta, por força de legislação e política vigente na época. Trata-se da oferta da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade integrada ao Ensino Médio. Ao voltar a oferecer esta Modalidade de ensino, o CTI resgata sua vocação de Colégio Técnico, e ao mesmo tempo seu papel social de escola pública, gratuita e de qualidade direcionada para a formação de profissionais cidadãos. Também em 2007, o CTI aderiu ao
Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA, passando a oferecer o Curso Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado nesta modalidade de ensino.
Em 29/12/2008, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia pela Lei 11.892, o CTI passou a integrar o IFRS, passando a ser o Campus Rio Grande do mesmo.

Locais

status legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

Área de relacionamento

Área de ponto de acesso

Ocupações

Área de controle

Identificador do registro de autoridade

RIG

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Versão preliminar

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC